segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Extra Ecclesiam Nulla Salus


P.e Leonard Feeney

Está encontrado (ver entrada anterior). Guy Consolmagno referia-se ao padre Leonard Feeney (1897-1978), jesuíta americano de ascendência irlandesa, que era um defensor da interpretação mais exclusivista do “fora da Igreja não há salvação”.

[Extra Ecclesiam Nulla Salus, ou EENS como os norte-americanos gostam de simplificar, é uma expressão que vem do concílio de Florença, 1442, mas que foi formulada pela primeira vez por Cipriano de Cartago (séc. III). Tem tido interpretações diversas, das mais rigoristas, que dizem que é preciso ser católico para ser salvo, às mais liberais, que dizem que as pessoas de recta consciência, em qualquer tempo e cultura, são salvas. O problema está no que se entende por «Igreja», «fora» e «salvação»].

Ora, Leonard Feeney, de Massachusetts, defendia o EENS, dizendo mesmo que nem o baptismo de sangue nem o de desejo (duas formas tradicionais de afirmar a pertença à Igreja, sem baptismo de água, mesmo que inconsciente) serviam para salvar os não-católicos. Feeney também era antiliberal, anti-semita e anticomunista (tantos demónios que nele dançavam - excepto o do antijesuitismo, suponho).

O jesuíta foi chamado à atenção pelo Santo Ofício (actual Congregação para a Doutrina da Fé), pela primeira vez, em 1949. Depois de recusar vários apelos, foi excomungado no dia 13 de Fevereiro de 1953.


Em 1972, o sacerdote reconciliou-se com a Igreja Católica. 


Há um sítio Padre Feeney. Aqui.


Um comentário: É incrível a quantidade de páginas escritas na Internet em defesa do Extra Ecclesiam Nulla Salus na sua interpretação mais literal. Catolicismo fundamentalista.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...