sábado, 13 de maio de 2017

Um milhão ou mais

Pelo que dizem os comentadores, estiveram hoje em Fátima mais de um milhão de pessoas, o que quer dizer estão lá mais ou menos as pessoas que vão à missa ao domingo em Portugal.

Parece-me claramente um exagero. Não esteve tanta gente em Fátima. Julgo que o recinto não tem 200 000 metros quadrados. E mesmo que tivesse, era preciso meter cinco pessoas por metro quadrado, quando se sabe que numa multidão há pouco mais que duas pessoas por metro quadrado. Por outro lado, se pensarmos que na Basílica da Santíssima Trindade cabem 10 000 pessoas sentadas e que a basílica ocupa um terço da área do recinto... É fazer as contas. Eu acho que estiveram umas 300 000 mil pessoas (e por excesso). E que das outras vezes, quando falam em 300 000 nem 100 000 têm estado.

Uma maneira de calcular quantas pessoas estiveram no recinto começaria por saber qual a sua área. Alguém sabe?

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...