sábado, 29 de dezembro de 2012

D. Manuel Clemente: "O papel da Europa na crise..."


Texto de D. Manuel Clemente no DN de hoje, edição comemorativa dos 148 anos do matutino lisboeta.

O meu resumo. A Europa enquanto identidade humana e cultural, que é mais a consequência do cristianismo pós queda do império do que propriamente do Império Romano (que não incluía grande parte da Europa atual e incluía muitas outras áreas que não são Europa), emergiu de dois conflitos mundiais mas está em em crise, pondo em causa o sonho dos pais fundadores, provenientes, justamente, dos dois lados conflituantes do Reno. Para ultrapassar a crise atual, há dois factores positivos e relativamente novos: a interdependência dos mercados e a geração "europeia" de migrantes e estudantes.

6 comentários:

Anónimo disse...

Fala, fala, fala, mas não diz nada. As ideias faltam-lhe, mas as palavras nunca. E entretanto a sua diocese está a morrer.

Anónimo disse...

Gostava de ver artigos sobre o que é que mudar na Igreja para dar resposta à crise eclesial... mas disso nem pensar...

Anónimo disse...

Fernando

Con la cantidad de buenos sacerdotes que hay en la Iglesia, y siempre ascienden a los más incompetentes. Es para pensarlo mucho.

Espero que se produzcan cambios en la Iglesia, tanto de personas, como de estructuras, porque lo que hay en la actualidad ofende al más católico.

No es el caso del Obispo Manuel Clemente

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Mas quem é o anormal que pensa que pesamos de medicamentos para a próstata? Por outro lado: que os sacerdotes do Caminho Neocatecumenal, que vêm para aqui mandar palpites em defesa do bispinho que os acolheu, olhem para si antes de se transformarem nos mídia no que se revelou ser os Legionários de Cristo.

Jorge Pires Ferreira disse...

Eliminei o comentário-spam das 1:12 a.m. O filtro desvia a maioria (aparecem no meu email, mas não no blogue), mas há um ou outro que sempre escapa.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...