segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Moretti: A Igreja ao serviço do poder e do filme



O filme de Nanni Moretti não é sobre o Vaticano ou o Papa. É sobre o poder. Diz Moretti, na entrevista ao Ípsilon de sexta-feira passada:  “É a história de um homem velho que percebe que para representar todos os outros homens tem que se anular a si próprio como homem. E encontra a força, porque penso que é uma força e não uma fraqueza, de interrogar os seus limites”.

Em certo sentido, o filme é antimaquiavélico, porque na hora de assumir o poder, o protagonista questiona-se e, no fundo, questiona o próprio poder, não para o conquistar, mas para o repudiar. Ele e também os príncipes da Igreja, os cardeais, que durante o conclave “são como miúdos com medo de serem chamados à professora”.

Por outro lado, ainda que um filme passado no Vaticano e tendo como protagonista o Papa dificilmente não seja visto como falando de coisas da Igreja, acontece que o pensamento de fundo sobre o poder não é um pensamento eclesial, quer no sentido evangélico de poder como serviço, quer no sentido mais eclesiástico-carreirista de poder como honra.

(Atenção que escrevo a partir do que li em vários momentos e não a partir do filme, que ainda não vi, nem sei se vou ver nos próximos tempos. Tudo o que está à volta do filme já faz parte do filme e prescindo da ida ao cinema para produzir estes comentários, que, aliás, só fazem sentido antes de ir ao cinema.)

Um Papa, mas também um bispo ou um padre, aceita o poder como serviço imposto por Deus. Há toda uma longa tradição bíblica em relação ao poder: recusa própria versus imposição do além. Profetas e líderes que são gagos (Moisés), que não sabem falar, que andam aguardar ovelhas ou a apanhar figos de sicómoros (David e Amós), que na fuga são apanhados por monstros marinhos (Jonas), que têm um problema afectivo (Jeremias), além, é claro, do Papa que é pescador e tem sotaque do norte (Pedro). Em todos acaba por prevalecer a imposição de Deus e a aceitação do poder como “humilde servo da vinha”.

Michel Picolli pode ser um bom papa, mas o seu papel não tem a tradição de poder dos eclesiásticos. Moretti fez um filme mais sobre o ser humano e o poder. “Para mim, é sobretudo a história de um homem que se sente inadequado. Se a tivesse filmado com um político, ou com um treinador de futebol, teria sido uma história mais pequena”. Disse ele. Ou seja, a Igreja ao serviço do poder do filme.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...