terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ele sonha há três anos com a recessão e está muito contente



Não costumo pintar os mercados de negro. Prefiro a liberdade no mercado. Mas compreendo, perante "traders" como o do vídeo, o que por vezes se diz dos especuladores e dos "short sellers", que vendem as acções que não têm, apostando na sua descida, comprando-as, por fim, a um preço mais barato do que o da venda. Além de ser perigoso, devia ser imoral. O senso comum diz: "Não emprestes, não dês, não vendas o que não é teu". Mas isso não vale na alta finança. Joga-se com o dinheiro dos outros. E com o que não se tem (short-seeling, vendas a descoberto). E os meios pouco interessam para os fins, que resumem-se ao aumento do saldo da conta.


O senhor do vídeo sonha todos os dias em em fazer dinheiro com a desgraça alheia. Ele não vê os rostos dos desempregados, dos despedidos, dos falidos. "Nós queremos lá saber de pôr a economia a funcionar, o nosso trabalho é fazer dinheiro a partir dela". "Tenho sonhado com isto há três anos..." "Confissão: sonho com outra recessão..." "Estejam preparados..." "Os governos não mandam, manda a Goldman Sachs..." "Em menos de 12 meses, as poupanças de milhões de pessoas vão desaparecer..."


Ele sonha com a recessão. Milhões, por causa do sonho dele e de outros como ele, não vão dormir. E se dormirem, não se livram de pesadelos.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...