terça-feira, 20 de setembro de 2011

A não evidência da descrença

Dan Barker, um ateu famoso nos EUA, até porque durante 19 anos foi pastor evangélico e músico de sucesso, afirmou:
Eu sou ateu porque não há evidência para a existência de Deus. Isso deve ser tudo o que se precisa dizer sobre isso: sem evidência, sem crença.
Ainda me ecoa aquela frase de Ratzinger que diz que quem recusa a fé pelas suas incertezas tem de se ver com as incertezas da não fé (aqui). De maneira que não me admiraria de um dia Dan Barker retornasse à fé que perdeu em 1984 (de certa forma há uma parábola sobre isso em Lc 15) e dissesse:
Eu sou crente porque não há evidência para a não existência de Deus. Isso deve ser tudo o que se precisa dizer sobre isso: sem evidência, sem descrença.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...