sábado, 27 de agosto de 2011

O Schülerkreis de Ratzinger

Durante este fim-de-semana, o Papa encontra-se com os seus discípulos em Castel Gandolfo para discutir sobre a contribuição da teologia para a Nova Evangelização. A génese, o conteúdo e o alcance destas reuniões do Schülerkreis [círculo de alunos] de Ratzinger estão muito bem explicados num texto do Vaticano Insider.
Ainda há quem se pergunte por que Bento XVI continua, mesmo como Papa, com o desejo de promover o retiro anual com seus ex-alunos, e interpreta esta eleição como um hábito de ex-professor, ou como forma de fidelidade permeada de nostalgia pela própria história. E, sem embargo, precisamente a radiografia do Schülerkreis ratzingeriano, de sua evolução, de sua composição e de seu mecanismo, codificados no tempo, ajuda a compreender aspectos não secundários da sensibilidade humana e intelectual do atual sucessor de Pedro e de seu modo de servir a Igreja.
Ler tudo aqui em português e aqui em italiano.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...