terça-feira, 28 de junho de 2011

Angelo Scola, novo arcebispo de Milão

D. Angelo Scola é o da esquerda

Já se dizia há vários dias, mas agora é oficial (ver aqui). O cardeal Angelo Scola, 69 anos, patriarca de Veneza, ligado ao movimento Comunhão e Libertação e à revista “Communio”, é o novo arcebispo de Milão. Sucede ao cardeal Dionigi TettamanziE, acrescento, torna-se o mais forte candidato à sucessão de Bento XVI.

9 comentários:

Anónimo disse...

Espero bem que o próximo Papa seja o verdadeiro Papa da transição: da transição para um modo diferente de exercer o ministério e de encarar a Igreja. Será este?

Jorge Pires Ferreira disse...

Eu espero basicamente o mesmo, seja ele quem for. É um pouco politiquice - da má - tentar adivinhar quem será o próximo papa. Mas é bem sabido que nestas coisas entram muito os jogos humanos. Bento XVI era o preferido de João Paulo II, "in pectore".

Anónimo disse...

Nesta espécie de «endogamia» vaticana, cada Papa é compelido a prolongar o modelo que o fez chegar àquele lugar. Não é uma atitude cristã, mas é um comportamento tipicamente eclesiástico. O poder pretende assegurar a sua perpetuação. Só havendo uma surpresa do género João XXIII com mais tempo pela frente. Não creio que possa ser o actual Patriarca de Veneza (embora de Veneza tenham vindo Roncalli e Luciani, uma rápida promessa de bondade que passou pelo trono de Pedro).
O actual colégio cardinalício não está moldado pela sensibilidade despojada de Jesus e das origens.
Já terá nascido o desejado João XXIV?
É preciso alguém que «devolva» a Igreja aos cristãos, que corporize a simplicidade do mestre, que se despoje do fausto vaticano e que tenha um rosto de esperança em vez de palavras zangadas de condenação.
Veja-se só isto a título de exemplo: já praticamente todos os países tem mulheres no poder e anda a Igreja oficial a decretar que nunca elas podem ter acesso ao sacerdócio!
Em matéria de direitos humanos, há um longo caminho a percorrer!

Anónimo disse...

Direitos humanos??? A Teresa dê um saltinho a Marrocos... A Igreja Católica em direitos humanos tem de percorrer caminho????
Acho que quem tem de percorrer caminho é a Teresa fazer umas viagenzitas por esse mundo fora e rapidamente que muda de opinião. Felizmente que já fui a muitos países e parece-me uma anedota a afirmação anterior.

Anónimo disse...

O facto de os direitos humanos não serem respeitados em determinados países não nos deve fazer descansar. E não nos afastemos do essencial. Se o estimado Anónimo ou Anónima for discriminado por ser Homem ou Mulher, como se sente?

SilverTree disse...

A ideia que tenho do C.L. é de uma organização extremamente conservadora, portanto tenho alguma dificuldade em imaginar este potencial papa - ligado, segundo a notícia, ao movimento - como elemento de transição e renovação.
Mas o meu conhecimento do Comunhão e Libertação é pouco, e boas surpresas podem sempre acontecer. Esperemos.

Anónimo disse...

Dificilmente será este ou algum dos que já são cardeais. A não ser que alguém, apesar de conservador, constitua uma surpresa inopinada.
De facto, o CL e todos os movimentos mais implantados hoje em dia (Opus, Kikos, Legionários, Arautos) são fortemente conservadores. Olham para a Igreja como uma fortaleza e não como uma janela. Estamos na tarde. Virá uma manhã. Quando?

Cláudia S. Tomazi disse...

Sinceramente, a perda de tempo com discussões desnecessárias é uma vergonha para cristãos. O papa Bento XVI é uma das mais capacitada(s) inteligência(s) humana deste presente, em tratar-se de Igreja e ajuste da realidade, pois vigora com braço firme e acertado.
Com relação a sucessão, qualquer especulação é fruto do empenho próprio por necessidade de afirmação.

Anónimo disse...

Seja como for temos que rezar e muito pela Igreja... me apavora que entre na Igreja alguém que vislumbre o poder e não o homem e a sua salvação...
Que seja um CL a substituir o Papa é preocupante, mas repito, temos que rezar ao Espírito Santo, porque precisamos de um pai e não de alguém que venha a se afirmar, não de alguém que venha a estabelecer poder

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...