sexta-feira, 3 de junho de 2011

3 de Junho de 2001. Morre o actor Anthony Quinn, Papa de “As Sandálias do Pescador”


O actor mexicano-estadunidense Anthony Quinn morreu no dia 3 de Junho de 2001, aos 86 anos. Ganhou dois óscares como melhor actor secundário (em “Viva Zapata!” e “Lust for Life”) e ficou imortalizado em papéis em filmes como “Zorba, o Grego”, talvez o mais conhecido, “Lawrence da Arábia” e “La strada”.

No entanto, recordo-o aqui pela participação em “As Sandálias do Pecador”, filme de Michael Anderson, de 1968, baseado num romance do Morris West, um escritor australiano falecido em 1999, muito em voga nos círculos católicos no anos 80 e 90 porque as temáticas do seus livros versavam assuntos relacionados com o Vaticano.

Em “As Sandálias do Pescador” (o livro é de 1963; o filme é de 1968), Kiril Pavlovich Lakota (Anthony Quinn), arcebispo de Lviv (hoje na Ucrânia, durante várias décadas na Polónia) é libertado após duas décadas de trabalhos forçados na Sibéria. Feito cardeal, é inesperadamente eleito Papa após a morte de Pio XIII. Escolhe o nome eslavo de Kiril... Os tempos são de Guerra-Fria.

Após a eleição de João Paulo II (que, soube-se há poucos dias, quis escolher o nome eslavo de Estanislau) foi inevitável comparar o romance / filme com a realidade. Diz-se, contudo, que o enredo não antecipa a história de Karol Wojtyla, "o Papa que veio do Leste", mas reflecte antes a de Josyf Slipyj (1892-1984), um arcebispo ucraniano libertado no tempo de Nikita Khrushchev.


2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por esta referência e até a gralha no título corresponde ao espírito da obra e do filme. Este era, na verdade, um pescador que se via como um «pecador»!

O actor deu corpo a um sonho que talvez se torne realidade, um dia.

Um dia virá, do Leste ou da África, o João XXIV da bondade e da beleza incomparável das vidas comuns.

Só que o que é simples é verdadeiramente grande!

Jorge Pires Ferreira disse...

Obrigado pelo comentário e pela emenda.

Para eventuais leitores futuros: No título, onde está "Pescador" estava "Pecador".

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...