terça-feira, 26 de abril de 2011

Bento pede que acolham os refugiados, mas o Vaticano não acolhe os ciganos

Ciganos romenos

Na mensagem de Páscoa, o Papa referiu-se aos milhões de deslocados e refugiados que saem de “diversos países africanos e se vêem forçados a deixar os afectos dos seus entes mais queridos” e apelou à “solidariedade de todos”, ou seja, da Europa, no acolhimento aos refugiados (aqui).
Ao mesmo tempo, a polícia do Vaticano queria expulsar 150 ciganos romenos que se instalaram na Basílica de São Paulo Extramuros (território do Vaticano), concretamente em dois pavilhões que servem para arrumos e armazém.
Por estes dias de Páscoa decorriam negociações com a câmara de Roma, mas, enquanto isso, algumas mães que saíram à rua para fazer compras já não puderem entrar, sendo obrigadas a atirar a comida através das vigas (aqui).
Os casos não iguais, certamente, mas não deixa de haver uma estranha coincidência nesta situação. Incoerência? Olha para o que eu digo, mas não para o que eu faço? Sinal profético? Deus a escrever direito por linhas tortas?

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...