domingo, 20 de março de 2011

20 de Março de 1923. Morre D. José Bilczewski, o primeiro santo de Bento XVI


José Bilczewski nasceu em Wilamowice, Polónia, no dia 26 de Abril de 1860, e morreu em Lviv, actual Ucrânia, onde foi bispo, no dia 20 de Março de 1923. Foi o primeiro que Bento XVI declarou santo, no dia 23 de Outubro de 2005, com quatro outros católicos. Tinha como lema “sacrificar-se totalmente pela Santa Igreja”.

De certa forma, José Bilczewski foi um elo de ligação a João Paulo II. D. José Bilczewski frequentou locais que o Papa polaco também frequentaria, pelo menos a escola de Wadovice, a universidade e a diocese de Cracóvia, pela qual ambos seriam ordenados padres. João Paulo II, como é deveras sabido, viria a ser o bispo de Cracóvia até à eleição pontifícia e está a linha de sucessão apostólica de João Paulo II.

No dia 26 de Junho de 2001, durante uma visita a Lviv, João Paulo II beatificou José Bilczewski, afirmando:
Esta beatificação constitui também para mim um motivo particular de alegria. O beato José Bilczewski permanece na linha da minha sucessão apostólica. De facto, ele consagrou o arcebispo Boleslau Twardowski, que por sua vez ordenou bispo Eugénio Baziak, de cujas mãos eu recebi a ordenação episcopal. Hoje, pois, também eu recebo um novo e particular patrono.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...