domingo, 20 de fevereiro de 2011

Racionalidade e a espiritualidade nas três origens

“A compreensão dos fenómenos naturais, dos mais simples aos mais profundos, deveria apenas fortalecer nossa espiritualidade. A racionalidade e a espiritualidade são aspectos complementares”, escreve Marcelo Gleiser na “Folha de S. Paulo” (aqui). Para o professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA), com várias obras publicadas sobre a relação ciência / religião, "as três origens", isto é, a do Universo, a da vida e a da mente, são um terreno excelente para a intersecção entre a ciência e a religião.
E mesmo que se venha a obter uma explicação científica (isto é, natural) dos três fenómenos tal não significa que seja abolida a “conexão espiritual com a natureza”.
A origem do universo, da vida e da mente “são as questões não respondidas que servem de motivação para os cientistas. O destino final importa menos do que o que aprendemos no meio do caminho”.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...