quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Eu voto Ravasi para Papa


D. Gianfranco entregando um prémio à actriz Margareth Madè

A primeira vez que ouvi falar de Ravasi foi há cinco ou seis anos. Perguntei a um padre recém-regressado de Roma quem era o teólogo em voga por lá. “Gianfranco Ravasi. Tem escrito coisas estimulantes, quer no campo bíblico [especialidade de quem me falava], quer na fé-cultura”. Reparei depois que de vez em quando saíam artigos de Ravasi, entretanto feito bispo em 2007, na revista "Communio". E sem saber tinha em casa um livro dele: “Jesus uma boa notícia”, nas Edições Salesianas, com apresentação de Vittorio Messori. O livro (sem data na edição portuguesa; deve ter sido publicado no final dos anos 80; a edição original – vi na Wikipedia italiana – é de 1982) apresenta Ravasi como sendo “um arqueólogo bíblico” que “fez diversas campanhas de escavações na área antiga do Médio Oriente” e “colabora em revistas científicas de divulgação, italianas e estrangeiras”. Não lido, mas a ler em breve.
Há muito a esperar deste líder eclesial, principalmente no campo fé-cultura. É sabido que ele lidera o “Átrio dos Gentios”, o espaço que, em Março de 2011, em Paris, vai pôr a dialogar intelectuais crentes e ateus.
Agora o aspecto curioso e simbólico: na sua recente nomeação para cardeal atribuíram-lhe uma significativa igreja romana. “A mim, coube o de San Giorgio al Velabro, que se encontra nos arredores do Campidoglio e do Fórum, e que foi o título do cardeal John Henry Newman no século XIX”, li aqui.
E agora o aspecto que ficou a ecoar desde há horas na minha mente e que me fez declarar a intenção de voto num conclave em que nunca participarei: Eco também votaria nele.
Gianfranco Ravasi anda a ler o último livro de Umberto Eco, “Il cimitero di Praga”. Ora, Armando Torno, do “Corriere della Sera”, perguntou a Eco o que pensava da nomeação de Ravasi. O semiótico respondeu: "Se falarem com ele, lembrem-lhe que torço por ele. Se ele se tornar Papa, finalmente tratarei por «tu» o Pontífice. Pela primeira e última vez".

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...