segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Fernanda Câncio não tem Deus, mas vai tendo os seus profetas

Na “Notícias Magazine” de hoje (26 de Setembro de 2010), Fernanda Câncio, que não tem Deus, porque “não é grande nem sequer é grande coisa”, revela que tem um profeta: Christopher Hitchens. Encontrou em Hitchens os argumentos que se alinhavam na cabeça dela. O colunista inglês deve tê-los copiado da mente da jornalista portuguesa por telepatia.

Embora por razões opostas, ambos (eu e ela) gostamos de ler Hitchens. Eu para me confrontar com quem pensa diferente e, de alguma forma, interroga a fé que partilho com outros (referi-me a isso aqui). Ela para se sentir legitimada e, como dá a entender no primeiro parágrafo, para cultivar o inglês, um inglês muito melhor do que o mau inglês internacional que está acostumada a tolerar.

Em relação à doença, Hitchens parece ser um pouco mais razoável do que Câncio, que se lembrou de citar alguém que lhe deseja sofrimento. Viu na Internet. Vê-se lá de tudo. Na realidade, também vi que perguntaram a Hitchens e ele foi bem mais afável. “Sente-se insultado quando as pessoas dizem que rezam por si?” Hitchens: “Não, não, aceito-o desde que o façam para a minha recuperação. Mesmo que isso não mude nada” (ver aqui).

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...