sexta-feira, 9 de julho de 2010

9 de Julho de 1228. Morre Stephen Langton, o homem que dividiu a Bíblia em capítulos

Stephen Langton morreu no dia 9 de Julho de 1228, aos 78 anos. Foi arcebispo de Cantuária. Langton sofreu a oposição do rei João Sem Terra e teve de passar seis anos no exílio, em França. Novamente em Inglaterra, juntou-se aos nobres na redacção de um documento contra as arbitrariedades do rei, a Magna Carta.

Este motivo seria suficiente para recordar Stephen Langton, mas há outros dois, mais curiosos. Langton é o autor do hino “Veni, Sancte Spiritus”, que é proclamado todos os anos na missa de Pentecostes, a chamada Sequência.

E foi Langton que dividiu a Bíblia em capítulos. Fê-lo quando era professor na Sorbonne, em Paris. Teve tanto êxito que a sua divisão foi logo assumida pelos professores parisienses e depois pelo resto da cristandade. No século XVI, Jacob ben Jayim publicou uma Bíblia Hebraica (o basicamente o Antigo Testamento dos cristãos) em Veneza que assumiu a mesma divisão. Passou a ser a referência para o judaísmo.

A Bíblia dividida por Langton está na Biblioteca Nacional de Paris. Tem o número 14.417.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...