domingo, 30 de maio de 2010

A Bíblia de José Diogo Quintela

É impressão minha ou José Diogo Quintela é o humorista português que mais conhece a Bíblia? Talvez seja só impressão minha, porque não costumo ler Ricardo Araújo Pereira (na “Visão”) nem os outros colegas do Gato Fedorento (um deles escrevia no “Destak” – ou seria no “Metro”?), nem outros humoristas (João Miguel Tavares faz humor, no "Correio da Manhã", e já tem usado a linguagem de origem religiosa, mas fá-lo como jornalista) .

JDQ usa com frequência a linguagem teológica, bíblica e eclesial. Outro exemplo aqui. Na crónica da "Pública" de hoje remete-se para um episódio do Antigo Testamento, concretamente, o livro do Génesis, capítulo 41.

3 comentários:

Paula Matos disse...

http://www.snpcultura.org/pcm_ricardo_araujo_pereira.html

A este propósito. Cumprimentos.

Jorge Pires Ferreira disse...

Obrigado pelo link. JPF

Fernando Cassola Marques disse...

Pelo que me disseram o JDQ foi na sua juventude escuteiro ... mas, claro está, não consigo confirmar essa informação (foi numa conversa de café!).

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...