sábado, 24 de abril de 2010

24 de Abril de 1585. É eleito Sisto V

Sisto V (nome de baptismo: Felice Peretti; 13-12-1521 –27-08-1590) foi papa entre 24 de Abril de 1585 e a data da sua morte. Não é o Papa da Capela Sistina. Esse é Sisto IV (1471-1484).

Sisto V, que tinha sido um excessivo conselheiro inquisitorial em Veneza, ao ponto de as autoridades pedirem a Roma que o tirassem da república do Adriático, tentou derrubar Isabel de Inglaterra. Nesse sentido, convenceu Filipe II de Espanha a empreender uma guerra contra os ingleses. A Armada Invencível, que nessa altura incluía navios portugueses (Portugal estava sob o domínio dos Filipes), perdeu.

A bula de excomunhão de Isabel I, em 1569, no pontificado de Pio V, já havia sido redigida pelo futuro Sisto V, tal como, provavelmente, a bula “Regans in Excelsis”, de deposição da rainha, que teve como efeito directo o fim da tolerância religiosa em relação aos católicos na Inglaterra.

Sisto V é o papa do obelisco na Praça de São Pedro.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...