quarta-feira, 31 de março de 2010

A condição sexual de Jesus - 2


Myra Poole é a do meio

Refutar as afirmações de Myra Poole (aqui), que tiveram grande eco na imprensa portuguesa (aqui e aqui, por exemplo), não é difícil. Não faz qualquer sentido dizer que Jesus era homossexual por duas razões. A homossexualidade praticada era motivo “abominação”. Veja-se o que se diz no Livro do Levítico (18,22-29): “Não coabitarás sexualmente com um varão; é uma abominação. (…) Todos os que cometeram alguma dessas abominações serão eliminados do meio do seu povo”. Era a lei que estava em vigor no tempo de Jesus. Por outro lado, São Paulo repudia as “paixões degradantes” de mulheres que “trocaram as relações naturais por outras que são contra a natureza” e dos homens que, “deixando as relações naturais com a mulher, se inflamaram em desejos de uns pelos outros, praticando, homens com homens, o que é vergonhoso” (Rm 1,26-27). Tais afirmações paulinas seriam descabidas se fosse pública a homossexualidade de Jesus.
Se dissermos algo do género “Jesus era homossexual, mas nunca se revelou” – talvez seja este o espírito das afirmações da Irmã Myra Poole (integra a congregação de Notre Dame de Namur) – então podemos dizer dele tudo e mais alguma coisa, desde que acrescentemos o “mas nunca se revelou”.
Relendo São Paulo, capítulo 7 de I Coríntios, é curioso notar os conselhos que dá sobre matrimónio, celibato e virgindade. Só invoca uma vez a autoridade de Jesus Cristo: “Aos que estão casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (…), e o marido não repudie a mulher (v. 10)”. (Não cabe aqui interpretar o preceito, mas sabe-se bem, hoje, o que significava o divórcio para a mulher em termos de degradação da sua condição). De resto, diz: “Aos outros, digo eu, não o Senhor…” (v. 12). E ainda: “A respeito de quem é solteiro, não tenho nenhum preceito do Senhor, mas dou um conselho…” (v. 25). O Apóstolo preocupa-se em separar o que é do seu pensamento e o que tem origens no Senhor. Era a esta última afirmação que me referia no final deste texto.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...