sábado, 27 de fevereiro de 2010

27 de Fevereiro de 1620. O Cardeal de Richelieu proíbe os duelos em França

Cardeal de Richelieu por Philippe de Champaigne

Armand Jean du Plessis, Cardeal de Richelieu, que de eclesiástico tinha pouco, embora tivesse sido ordenado bispo de Luçon, proibiu os duelos em França no dia 27 de Fevereiro de 1620.

Na origem da decisão terá estado a morte do seu irmão mais velho, Henri du Plessis, num duelo com o Marquês de Thémines, no ano anterior.

Com um cargo que hoje poderíamos comparar ao de primeiro-ministro, Richelieu esteve ao serviço de Luís XIII e fez uso exímio da “raison d’État”. Por exemplo: reprimiu os huguenotes (protestantes calvinistas) em França, mas apoiou os protestantes holandeses e alemães, no exterior, contra os Habsburgos.

A proibição dos duelos já tinha sido pedida pelo Concílio de Trento (1545-1563). “As pessoas que participassem em duelos seriam expulsas da Igreja, e estavam impedidas de receber os sacramentos e proibidas de ter sepultura católica”, escreve Thomas E. Woods, jr. em “O que a civilização ocidental deve à Igreja Católica” (ed. Alêtheia), pág. 226. Mas demorou muito até ser cumprida pela generalidade dos estados. Leão XIII, Papa de 1878 a 1903 ainda tem de escrever contra aquilo que, pela sua "própria natureza", "encerra manifestamente uma temeridade cega e um profundo desprezo pela vida".

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...