quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Deus e a ciência, mas também a ecologia e Lévinas

O número de Janeiro-Fevereiro do “Le Monde des Religions” (n.º 39) não é interessante apenas pelo grande tema de capa, dossiê, “Deus e a Ciência”, brilhantemente desenvolvido pelo editorial de Frédéric Lenoir (com críticas quer para o “delírio criacionista” quer para Richard Dawkins e a sua tentativa de provar cientificamente a não-existência de Deus) e por, entre outros textos, um debate entre Jean Staune (que diz que “o mundo não é ontologicamente suficiente”) e André Comte-Sponville (que diz que “passar dos problemas científicos para um discurso religioso sobre a transcendência” é uma “escroquerie intellectuelle”).

Interessa também pelo ensaio sobre “ecologia e religiões” e pelas “três chaves para compreender Emmanuel Lévinas”. E as três chaves são: o rosto, o amor e a morte.

Bento Domingues referiu-se a esta publicação na sua última crónica e inspira-se grandemente no editorial de Frédéric Lenoir.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...