segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

21 de Dezembro de 1933. Morre o Padre Himalaya, grande inventor, pioneiro da ecologia em Portugal


Padre Manuel Himalaya

Manuel António Gomes nasceu em Santiago de Cendufe (Arcos de Valdevez), no dia 9 de Dezembro de 1868, e morreu em Viana do Castelo, no dia 21 de Dezembro de 1933, vítima mielite (bloqueamento dos impulsos nervosos), talvez por auto-envenenamento, uma vez que costumava experimentar em si próprio plantas medicinais. Era vegetariano.

No Seminário de Braga, acrescentou ao seu nome “Himalaya” – no início, uma alcunha posta por um colega devido à sua grande estatura.


Ao Padre Himalaya devem-se duas grandes invenções: o Pireliófero e a Himalayite.


O Pireliófero (“eu trago fogo do sol”) é um aparelho que concentra a energia solar até aos 3500 graus. Servia para fundir metais ou rochas. Na Exposição Universal de São Luís (EUA), o invento obteve duas medalhas de ouro e uma de prata. Com a febre actual pela energia solar, o que faria o Padre Himalaya?


A Himalayite é uma pólvora sem fumo, de baixo custo, resistente ao choque. Chegou a ser usada pelo exército norte-americano.


O Padre Himalaya concebeu ainda um plano para irrigar todo o país, inventou um novo tipo de farinha, e fez modificações em motores.


O sítio Naturlink, num longo artigo, apresenta-o como pioneiro da ecologia em Portugal. Ver aqui.


Pireliófero

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...