sábado, 31 de outubro de 2009

Inspirações 5 - Lula, Jesus Cristo, Judas e fariseus

Numa entrevista em que diz que já não usa a palavra burguesia (“Não utilizo mais a palavra burguesia. (…) Tem sectores diferenciados. Não pode colocar todo mundo no mesmo barco”), Lula da Silva nota que ninguém consegue formar governo fora da realidade política. “Entre o que se quer e o que se pode fazer, tem uma diferença do tamanho do oceano Atlântico”. E depois remata: “Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão”.


A entrevista pode ser lida na Folha de S. Paulo.

Igualmente curioso - e bíblica, social e politicamente pertinente - foi o comentário que se seguiu de D. Dimas Lara Barbosa, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): "Judas era um discípulo de Jesus. Mas Jesus não fez aliança com fariseus e saduceus" (aqui).


As notas desta discussão de semântica bíblica, que é mais um caso de linguagem política de inspiração religiosa, chegaram-me através do missionário português no Nordeste brasileiro Pedro José, a quem muito agradeço (tem blogue aqui).

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...