quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Exposição e livro de M.S. Lourenço

Livro. No dia 28 de Outubro, às 18h30, na sala 5.2 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, será lançada a obra "O Caminho dos Pisões", de M. S. Lourenço. Participam no evento Fernando Martinho, Miguel Tamen e João Dionísio.

Exposição. Até 31 de Outubro, pode ser vista na Biblioteca Nacional de Portugal a exposição “O Sopro sopra onde quer” (Sala de Referência, 2.ª a 6.ª, das 09h30-19h30 e sábado, da 09h30-17h30). Trata-se de uma mostra bibliográfica sobre o sobre o poeta, pensador e filósofo M.S. Lourenço (1936-2009).

“O Sopro sopra onde quer” é um belo título. É outra tradução possível da frase bíblica “o vento sopra onde quer” (Jo 3,8) e que durante muito tempo foi mais conhecida por “o Espírito sopra onde quer”. O Evangelho de João foi escrito em grego, portanto deve lá estar “pneuma”, mas em hebraico (a língua em que Jesus lia a Bíblia) e suponho que em aramaico (a língua que Jesus falava) seria “ruah”, que habitualmente é traduzido por “pneuma”. “Vento”, “sopro” e “espírito”, e até “garganta”, que é o sítio por onde passa o sopro, são ditos pela mesma palavra: “ruah”.

Mais informação sobre a exposição aqui.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...