sábado, 31 de outubro de 2009

31 de Outubro de 1999. Luteranos e Católicos assinam a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação

No dia 31 de Outubro de 1999, o bispo luterano Christian Krause, pela Federação Luterana Mundial, e o cardeal Edward I. Cassidy, pela Santa Sé, assinaram a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação.

O documento, um passo fundamental no diálogo ecuménico entre luteranos e católicos, vem dizer que ambos professam a mesa fé na doutrina da salvação (é isso que quer dizer “justificação”), embora com nuances diferentes. Unidos no fundamental.

O documento afirma sete vezes “confessamos juntos”.

Este primeiro “confessamos juntos” põe em concordância o essencial do luteranismo (sola gratia, sola fides) sem deixar que os católicos percam a face (a defesa das obras):

"Confessamos juntos: somente pela graça, na fé na obra salvífica de Cristo, e não por causa dos nossos méritos, somos aceites por Deus e recebemos o Espírito Santo, que nos renova os corações e nos capacita e chama para as boas obras".

Apesar de, no essencial, o documento representar a aceitação da doutrina da justificação luterana por parte dos católicos (no fundo, é dizer: “Lutero é católico”; ou “somos todos luteranos, como santo Agostinho, por exemplo”), houve luteranos que não aceitaram a declaração. Alguns defenderam que a Igreja Católica devia, na sequência da declaração, retractar-se em relação ao Concílio de Trento.

A declaração conjunta pode ser lida aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Achei bem interessante esse artigo, uma pena que os ignorantes da internet não leem este texto.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...