quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Clássicos 19: "Sulco", de Josemaria Escrivá

(Primeiro parágrafo:) “1. São muitos os cristãos persuadidos de que a Redenção se há-de realizar-se em todos os ambientes do mundo, e de que deve haver algumas almas (não sabem quais) que contribuam para a realizar com Cristo. Mas vêem-na a um prazo de séculos, de muitos séculos… de uma eternidade, se se levasse a cabo ao passo da sua entrega. Assim pensavas tu, até que vieram «despertar-te»”.


Sulco | Título original: Surco | Josemaria Escrivá Balaguer | Diel | 2005, 384 páginas


Josemaria Escrivá de Balaguer (1902-1975), fundador do Opus Dei, escreveu esta obra para que na vida dos cristãos brilhem a generosidade, alegria, audácia, sofrimento, humildade, lealdade, disciplina, oração, trabalho, veracidade… “Sulco” é uma obra póstuma, publicada originalmente em 1986, composta por mil pequenos textos, de um ou dois parágrafos cada. No milésimo, o autor afirma: “Escrevo este número para que tu e eu acabemos este livro a sorrir, e sosseguem os bons leitores que, por ingenuidade ou malícia, tentaram ver cabalas nos 999 pontos de verdade, com uma verdade total, o «para sempre» de eternidade.
- E assim tens de viver tu, com uma fé que te faça sentir sabores de mel, doçuras de céu, ao pensar nessa eternidade que, esse sim, é para sempre”.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...