quarta-feira, 29 de julho de 2009

Isto anda tudo ligado

Eduardo Guerra Carneiro dizia que isto anda tudo ligado (“Isto Anda Tudo Ligado”, título de livro de poesia, 1970). Lembrei-me dele, embora não conheça a sua poesia. Lembro-me da sua morte, em 2004, e da referência à sua obra nas páginas dos jornais. Lembrei-me dele por dar com uma alusão de João Paulo II, num dos volumes autobiográficos, ao cardeal vietnamita que tenho evocado neste blogue. Na pág. 168 de Levantai-vos! Vamos!” (D. Quixote), João Paulo II escreve:

“No memorável ano jubilar, [Francisco Xavier Nguyen Van Thuan] pregou o retiro para nós, no Vaticano. Em 18 de Março de 2000, agradecendo-lhe as meditações por si dirigidas, disse-lhe: «Ele próprio, testemunho da Cruz nos longos anos de cárcere no Vietname, contou-nos frequentemente factos e episódios do seu doloroso cativeiro, reforçando-nos assim na consoladora certeza de que, quando tudo se desmorona em torno de nós e talvez também dentro de nós, Cristo permanece um amparo indefectível»”.

Imagem: João Paulo II com Van Thuan

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...