sábado, 20 de junho de 2009

Missionários em competição


A Coreia do Sul tem actualmente 16 mil missionários, só das comunidades evangélicas. Com os EUA, é o país com mais gente nas missões. Os sul-coreanos evangelizam a China, a Rússia e países muçulmanos, muitas vezes sob a capa do trabalho humanitário. No Afeganistão têm sido raptados por fundamentalistas, o que causa apreensão nas autoridades coreanas e desejo de outros missionários partirem para a missão.

O governo afegão desencoraja os missionários. Os sequestros, com resgates e venda de entrevistas dos missionários a jornais e televisões internacionais, são bons negócios para os criminosos.

A imprensa internacional diz que há uma competição crescente ente igrejas evangélicas. Vão para a China disfarçados de empresários e investigadores. O entusiasmo é tanto que às vezes há dezenas ou mesmo centenas de evangelistas numa pequena cidade, lutando entre si pelo trabalho humanitário, diz a imprensa coreana.

Na imagem, coreanos raptados de um autocarro no Afeganistão, em 2007.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...